Fevereiro Roxo: campanha de conscientização sobre as doenças Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

Você está visualizando atualmente Fevereiro Roxo: campanha de conscientização sobre as doenças Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), como forma de conscientizar a população sobre o Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que a medicina ainda não descobriu cura.

Nesse período, também são lembradas as doenças lúpus e fibromialgia, igualmente incuráveis até o momento.

São doenças crônicas e que não têm cura, por ora. Mas não faltam iniciativas e organização dos mais diversos setores para minorar seus efeitos na vida daqueles que as contraíram.

Ministério da Saúde, Associação Brasileira do Alzheimer (Abraz), Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz), institutos e entidades representativas do setor Saúde (públicas e privadas), médicos como o Dr. Drauzio Varella, entre outras personalidades, estão nessa campanha de conscientização sobre essas doenças de difícil controle e que comprometem o bem-estar das pessoas.

Nos seus espaços, realizam palestras, fazem publicações, vídeos, lives, entre outras iniciativas que visam orientar e chamar atenção, sobretudo, para a identificação e o tratamento precoces. Quanto mais cedo forem identificadas, melhor.

O Ministério da Saúde destacou que o Alzheimer “é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.”

O Lúpus, informa ainda o MS, “é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro.”

O MS lembra que a Sociedade Brasileira de Reumatologia define que a “Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor.”

Em maio de 2016, a Conape promoveu a palestra “Você conhece o Mal de Alzheimer?”, com a professora Maria Aparecida A. Guimarães, da Apaz. Foi uma palestra muito rica e que abordou os diversos aspectos do Alzheimer na vida das pessoas, como identificar o mais rápido possível, tratar, conviver carinhosamente com os que sofrem da doença, como buscar ajuda, entre outros.

Na oportunidade, Maria Aparecida sublinhou que é muito importante que nós tenhamos uma longevidade “com saúde, com autonomia”. “Para isto, precisamos estar informados das doenças que acontecem no processo de envelhecimento e como devemos nos proteger delas”, ressaltou.

Saiba mais
Você conhece o Mal de Alzheimer?
https://conape.org.br/voce-conhece-o-mal-de-alzheimer/

Você conhece o Mal de Alzheimer? II
https://conape.org.br/voce-conhece-o-mal-de-alzheimer-ii/

Efeito sobre imagem de Pixabay.

Compartilhe...