Conape se solidariza com a campanha contra a fome

Você está visualizando atualmente Conape se solidariza com a campanha contra a fome

Neste mês de Outubro, duas datas muito importantes são lembradas mundialmente:

  • Dia 16 de Outubro é Dia Mundial da Alimentação, e
  • Dia 17 de Outubro é Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A entidade conclama seus associados, associadas, familiares e amigos a colaborar de alguma forma com doações de alimentos. Neste momento tão difícil de pandemia do Covid-19, mais de 19 milhões de pessoas passam fome no país.

A seguir apresentamos uma lista de endereços de sites de projetos confiáveis em prol de socorrer as famílias mais vulneráveis.

Fique atento pois, eventualmente, acrescentaremos novos pontos de doações. (Clique nos títulos para acessar as iniciativas)

A fome tem pressa, colabore!

Panela Cheia Salva – #panelacheiasalva

Reúne as organizações Gerando Falcoes, CUFA e a Frente Nacional Antirracista. O Movimento Panela Cheia Salva tem o apoio do União SP e cooperação da Unesco.


Prato das Comunidades – #pratodascomunidades

“Se você é o que você come, o que você seria se não comesse?” O projeto foi criado no início da pandemia pelo jornal Voz das Comunidades.


Fundação SOMAR, Floripa. #somandocontraocovid-19

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Florianópolis e conta com diversas ações sociais como doações de cestas básicas, distribuição de cobertores e agasalhos, briquedos, material escolar, materiais de higiene, limpeza e primeiros socorros, arrecadação de alimentos, entre outras.


Campanha de Alimentação no Ceará

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) lançou, em 28/4, a “Campanha Alimentação – A festa de aniversário da SSPDS será na mesa de quem precisa. Participe desta campanha”. A ação acontece até 17 de maio e vai contar com a participação dos servidores e colaboradores da Secretaria.


Programa de Vacina Solidária (Fortaliza/CE)

Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o Programa de Vacina Solidária, que visa incentivar a doação de alimentos durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Os alimentos arrecadados serão entregues às família cadastradas no Cadastro Único e entidades que atuem junto às pessoas em situação de vulnerabilidade, como deficientes ou em situação de rua. A logística e escolha das instituições ficará a cargo da Prefeitura de Fortaleza.


Mesa Brasil

Uma iniciativa do SESC, de âmbito nacional, que recolhe doações de uma rede de parceiros, como hipermercados e supermercados, entre outros setores da indústria e distribuição de alimentos. As pessoas físicas também podem participar, há uma lista de canais de comunicações organizadas por unidades da federação.


Clique Alimentos

O Clique Alimentos é uma oportunidade para qualquer pessoa colaborar com o Banco de Alimentos no Rio Grande do Sul.


Cruz Vermelha, Rio de Janeiro

Na Cruz Vermelha Brasileira tem campanha de doações de alimentos, a exemplo do que faz pelo mundo.


INCAvoluntário

O Instituto Nacional do Câncer conta com o projeto Área de Ações Voluntárias do INCA (INCAvoluntário), que realiza diversas ações sociais, dentre elas a doação de alimentos.


Liga Solidária

Fundada em 1923, esta organização sem fins lucrativos atende 13 mil pessoas altamente vulneráveis, crianças, jovens e idosos. Dentre os seus nove programas, há o de nutrição.


Banco de Alimentos, Porto Alegre (RS)

O Banco de Alimentos é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado no ano de 2000, no Conselho de Cidadania da FIERGS, que desde então já arrecadou e distribuiu mais de 50 milhões de quilos de alimentos. Somente no ano de 2018, distribuiu 769.637 de quilos de gêneros alimentícios beneficiando 193 instituições de Porto Alegre, equivalendo a 20 mil famílias mensalmente. (BA-RS)


Banco de Alimentos (SP)

A ONG recolhe, de empresas e pessoas físicas, doações financeiras, alimentos, entre outras, que podem ser única ou mensal. Para fazer a doação basta acessar a opção DOE.


Casa da Utopia

Uma iniciativa que reúne diversas organizações dos movimentos sociais, está em forte campanha pela arrecadação de alimentos.

Rua Visconde de Moraes, 255, Ingá, Niterói

Responsável: Soraya

Contato: (21) 97922-5688


Banco de Alimentos, Prefeitura de São Paulo

Iniciativa que adquire alimentos da agricultura familiar, bem como recolhe doação de alimentos das indústrias, redes varejistas e atacadistas, e que também aceita doações de pessoas físicas.

Outros pontos de coleta

Platereira Solidária Maricá (RJ)

Uma iniciativa dos moradores de Maricá, e que acaba de completar um mês de existência. O projeto tem beneficiado cerca de 20 família.

Rua Barão de Inoã, Quiosque 6(Açaí), Praça do Skate, Frente ao Restaurante Beco do Chopp.
Horários: Segunda a Sábado, das 10h às 18h.
Aos domingos, das 15h às 18h, a Prateleira só funciona para arrecadação de alimentos.

Sindicato dos Moedeiros

Av. Padre Guilherme Decaminada, 1825, Santa Cruz, Rio de Janeiro (RJ), 23575-000

SINPRO sub sede Campo Grande

Rua Manai, 80

Contato: Andreia, (21) 98474-2005

Cooperativa Shangrila

Rua japomirim lote ,18, casa 14, Taquara, Jacarepaguá

Responsável: Jurema, (21) 99411-4792

Obra Kolping

Estrada Sargento Miguel Filho, 175, Vila Kennedy.

Plantões: Segunda e sexta-feira das 9 às 12h.

Quarta-feira das 16 às 18h.

Contato: 3467-3848, 96723-2824.

Ótica Cataguases

Rua Cel. Vieira, 156, Centro, Cataguases (MG).

Contato: (32) 99956-6226.

Sebo Aluados

Rua Dr. Francisco de Barros, 207, Centro, Cataguases (MG).

Contato: (32) 99956-6226.

SINDSPREV (Sindicato dos Previdenciários – Praça do Trabalho, 106 – São José, de seg a sex, das 09h às 13h), Campina Grande (PB). Contato: (83) 981785186.

STIUPB (Sindicato dos Urbanitários – Rua Tavares Cavalcanti, 199 – Centro, de seg a sex, das 08h às 17h), Campina Grande (PB). Contato: (83) 981785186.

Drive Thru 17/04 (Rua Heitor Campos – Bairro Medianeira) – em frente ao centro de referência em economia solidária Dom Ivo Lorscheiter. Santa Maria (RS)

Sindiprev (Bahia)

Rua Engenheiro Lima e Silva, 04, Nazaré.

Associação dos Moradores da Comunidade do Tororó

Rua Monsenhor Rubens Mesquita, 68. Horário: 9h às 18h.

Grupo São Francisco de Assis

Rua Carlos Gomes, 88, Praia Grande, Salvador. Horário: 9h às 16h.

Grupo Étnico Cultural da Bahia

Rua Tancredo Neves, 24, Bairro da Paz, Salvador. Horário: das 7h às 19h. Sábado e domingo: das 7h às 15h.

Posto Renascer

Praça Cairú, Centro, Ilhéus

Contato: (73) 99940-7726, (73) 99986-1851.

Compartilhe...