INCONTÁVEIS: série audivisual lançada pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ

Você está visualizando atualmente INCONTÁVEIS: série audivisual lançada pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ

Com início no dia 9 de novembro, a série audiovisual INCONTÁVEIS, produzida pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ (CMV-UFRJ), que faz memória das violações de direitos humanos na ditadura (1964-1985), está disponível no canal YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC-UFRJ). O vídeo de estreia foi “Educação na ditadura”, com narração de Dulce Pandolfi.

É extremamente importante fazer memória desse período tão nublado e triste da História do Brasil, para que não se repitam (nunca é demais dizer) as violações de direitos humanos cometidas pelos agentes da ditadura contra amplos setores da sociedade brasileira que ousaram se opor ao regime de exceção e a defender a redemocratização do país.

Confira um pouco da apresentação, feita pela CMV-UFRJ, da série e da programação. Você poderá assistir pelo canal YouTube do FCC-UFRJ ou aqui nesta página.

Apresentação e programação

Dividida em seis partes, a série tematiza a violência da ditadura contra as mulheres, a população LGBTQIA+, a população negra e moradora de favelas, os povos indígenas, os estudantes e educadores e os trabalhadores do campo e da cidade.

Cada episódio é narrado por uma pessoa que viveu os impactos da ditadura, representando os incontáveis sujeitos coletivos atingidos e nem sempre lembrados nas narrativas tradicionais.

A direção da série é de José Sergio Leite Lopes, a edição de Rubens Takamine e o roteiro de cada episódio foi feito pelos pesquisadores Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino.

A série ficará disponível no canal YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O cronograma de estreias é o seguinte:

09/11, 14h

Educação na ditadura. Narração: Dulce Pandolfi

16/11, 14h
Trabalhadores na ditadura. Narração: Jardel Leal

30/11, 14h
População negra e moradores de favelas na ditadura. Narração: Dom Filó

14/12, 14h
População LGBTQIA+ na ditadura. Narração: Hércules Quintanilha

11/01, 14h
Mulheres na ditadura. Narração: Lúcia Murat

25/01, 14h
Povos indígenas na ditadura. Narração: Douglas Krenak

Incontáveis

***

Fontes: Comissão da Memória e Verdade UFRJ e Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Compartilhe...