Os 41 anos da Lei de Anistia e a Covid-19

Você está visualizando atualmente Os 41 anos da Lei de Anistia e a Covid-19
Protesto pela Anistia, no Rio de Janeiro

Neste 28 de agosto, a Lei de Anistia (6683/1979) completa 41 anos. Diferentemente, de 2019, a comemoração deste 2020 ganha caráter diferente devido a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, algumas iniciativas estão sendo convocadas, como o Seminário Internacional “Luta dos trabalhadores em defesa da democracia e dos direitos humanos. 41 anos da Lei de Anistia” a realizar-se nos dias 27 e 28 de agosto (quinta e sexta-feira), com transmissão pelo canal da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, no YouTube, e que também pode ser acessado pelo conape.org.br (link no final deste artigo).

Em 2019, quando dos 40 anos da Lei de Anistia, foram realizados grandes encontros em Brasília, dias 26 e 27 de agosto, para o qual a Conape colaborou e se fez representar pelos então diretores Idinéa Nicácio da Silva e Xerxes Affonso Campos; e da diretora executiva Cláudia Dalla Costa.

Momentos de extrema importância, que trouxeram frutos positivos na defesa da anistia política, aprofundou laços entre as entidades, a despeito dos ataques que têm sido realizados contra tal reparação política, moral e de direitos humanos. Os anistiados ficaram mais unidos e organizados.

Os desafios persistem. O país está passando por uma crise de grandes proporções que abrange os setores da economia, política, social, cultural, jurídica, segurança, ambiental, ética, direitos humanos, entre outros.

A crise global em função da Covid-19 agravou mais ainda tal quadro, e veio ressaltar nossos méritos e deméritos em escala nunca antes vista no presente século.

Os anistiados políticos, todos idosos, no atual quadro, têm a partir de agora não só o desafio de manter sua vitória contra o regime de exceção (1964-1985) como a sua dignidade humana de idosos. Neste sentido, cresce a importância da Conape e demais entidades. Ou seja, defender os direitos adquiridos e a saúde física e emocional dos seus associados e associadas.

Será nosso desafio mantermos a união para vencermos tal momento difícil de pandemia e a atual cultura de preconceito contra os anistiados e os idosos.

Por fim, a Conape não só parabeniza a todos seus associados e associadas pela vitória da anistia política, que ora completa 41 anos, mas convida para que não percamos a esperança em dias melhores, e que todo esse momento difícil passará e sairemos mais fortes.

Continuemos unidos, organizados, solidários e mantendo o necessário distanciamento social para vencermos a Covid-19.

Diretoria da Conape


Seminário Internacional “Luta dos trabalhadores em defesa da democracia e dos direitos humanos. 41 anos da Lei de Anistia”

https://www.youtube.com/channel/UCbCdxXGZnurQT1fbjW7HaBA/featured

Relembre os atos dos 40 anos da Lei de Anistia, com participação da Conape
http://conape.org.br/caravanas-de-anistiados-e-anistiandos-politicos-lotam-auditorio-da-camara-dos-deputados/

Foto: Memórias Reveladas/Arquivo Nacional. Protesto pela Anistia, no Rio de Janeiro.

Compartilhe...