Com a entrada em vigor do novo modelo do Benefício Farmácia em 1º de junho, foram alterados os procedimentos para solicitação de reembolsos de compras de medicamentos.
Reembolsos de medicamentos adquiridos a partir de 1º de junho – dentro do novo modelo do Benefício Farmácia – já podem ser solicitados por meio de uma ferramenta disponível no site petrobras.reserve.com.br
O acesso deve ser feito por um navegador que não seja o Internet Explorer, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.
Para acessar a ferramenta, insira em Usuário o número da carteirinha AMS, com 12 dígitos, sem traços nem pontos.
No primeiro acesso, sua Senha também será o número da carteirinha AMS, com 12 dígitos, sem traços nem pontos.
A ferramenta é intuitiva e conta com funcionalidades que agilizam o procedimento de solicitação de reembolso.
Para ver o passo a passo completo da ferramenta consulte o documento Jornada do Beneficiário.
Os pedidos de reembolso de medicamentos comprados até 31/05/2018, referentes ao antigo Benefício Farmácia, devem ser feitos exclusivamente por meio do Botão Compartilhado, até a data limite de 31/07/2018.
Funcionalidades da nova ferramenta
– Cálculo do valor final – o sistema faz o cálculo automaticamente a partir das informações inseridas na ferramenta (valor total do medicamento, quantidade de caixas e o desconto, caso exista), informando o valor que será reembolsado após a conferência dos documentos anexados. A memória de cálculo é demonstrada de forma clara ao beneficiário. Em cima do valor apresentado, será aplicada a coparticipação, de acordo com os critérios de cobertura e custeio.
– Tratamento da solicitação por medicamento – nos casos de protocolos contendo mais de um medicamento, caso um deles necessite retornar ao usuário para complementação de documentação, os demais seguirão para processamento sem necessidade de aguardar aquele que ficou retido para esclarecimentos. O tratamento da solicitação é feito medicamento a medicamento.
– Solicitações para outros usuários – o beneficiário pode abrir pedidos de reembolso também em nome de seus dependentes e até mesmo para outros beneficiários. A ferramenta informa o andamento do pedido por meio de e-mails, que são enviados para quem enviou a solicitação e para o beneficiário da receita.
– Replicação de solicitação de medicamento – a ferramenta possui uma funcionalidade denominada REPLICAR que permite a inclusão de mais de um medicamento totalmente preenchido com os dados da anterior, possibilitando ao usuário modificar apenas o que for necessário para maior agilidade na solicitação.
– Inclusão de anexos – sem limite de tamanho do arquivo.
– Ajuda interativa – dúvidas são esclarecidas em uma interface amigável, que sugere ao beneficiário as principais questões e explica como executar as ações necessárias.
– Tempo de preenchimento – a ferramenta oferece tempo suficiente para preencher com tranquilidade os campos necessários para realizar sua solicitação.
– Acompanhamento das solicitações – o status do pedido e o histórico de todas as solicitações ficam registradas e podem ser acompanhados na ferramenta.
– Atualização de dados do perfil – o e-mail cadastrado pode ser atualizado a qualquer momento quando necessário.
– Status da solicitação – na tela de entrada da ferramenta já é possível conferir se o pedido está pendente, em análise ou finalizado, facilitando o acompanhamento de todas as solicitações em um mesmo ambiente.
Para mais esclarecimentos ligue no 0800 287 2267 (opção 2) ou abra um Fale Conosco no Portal AMS com o assunto Beneficio Farmácia.
Fonte: AMS/Petrobras – 9 de julho de 2018.