Covid-19: AMS Petrobras garante cobertura do exame padrão ouro para diagnóstico da doença

Você está visualizando atualmente Covid-19: AMS Petrobras garante cobertura do exame padrão ouro para diagnóstico da doença

A preocupação com a pandemia pelo novo coronavírus tem levado muitos brasileiros a buscar testes para confirmar o diagnóstico de Covid-19. É preciso estar atento à acuidade dos exames disponíveis e aos critérios para o deslocamento até o serviço de saúde. Seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde março a AMS Petrobras oferece cobertura do teste molecular para o novo coronavírus, o RT-PCR SARS-CoV-2, considerado o padrão-ouro para diagnóstico da doença. O exame deve ser realizado na Rede Referenciada para o Coronavírus quando o beneficiário apresentar quadro considerado suspeito, conforme descrição do Ministério da Saúde.

No fim de junho, a ANS incluiu testes sorológicos para pesquisa de anticorpos IgG e IgM ou IgG e IgA no sangue no rol de procedimentos obrigatórios de planos de saúde. Imediatamente, a AMS Petrobras incorporou a nova cobertura em sua rede credenciada. “Os dois exames estão disponíveis em nossa rede credenciada. Esclarecemos que o teste molecular é o mais seguro e confiável, porque detecta diretamente a presença de material genético do vírus no organismo da pessoa. Orientamos os beneficiários com quadro suspeito a conversar com seu médico sobre a conduta mais adequada ao caso”, aponta o gerente de Redes Credenciadas da AMS Petrobras, Adir Meirelles.

De acordo com o Ministério da Saúde e a ANS, sintomas gripais constituem suspeita da infecção pelo novo coronavírus, mas apenas os casos graves, caracterizados por falta de ar e dificuldade para respirar, devem procurar as emergências. Quem apresentar sintomas leves, deve permanecer em casa, em repouso e isolamento. “Os beneficiários da AMS Petrobras que apresentarem sintomas de gripe podem buscar teleatendimento pela palatforma Einstein Conecta, para conversar on-line com um médico do Hospital Israelita Albert Einstein, que avaliará o estado geral do paciente e indicará se há necessidade de deslocamento até um serviço de saúde. O serviço está disponível 24 horas, sem cobrança de coparticipação”, complementa Adir.

Cobertura

Teste molecular RT-PCR SARS-CoV-2 – Deve ser realizado exclusivamente na Rede Referenciada para o Coronavírus, sem necessidade de autorização prévia. É enquadrado na modalidade Grande Risco e não gera cobrança de coparticipação. Não há reembolso pela modalidade Livre Escolha.

Teste sorológico – Integra a modalidade Pequeno Risco e gera cobrança de coparticipação. O exame pode ser realizado em Livre Escolha, com o valor de referência de R$ 160 o par (IgG e IgM ou IgG e IgA). Em coleta domiciliar o beneficiário é o responsável pelo pagamento da taxa de coleta, sem direito a reembolso da mesma. O exame precisa de autorização prévia da AMS e a mesma possui um prazo de liberação de até 3 (três) dias úteis.

COVID-19: TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS ACESSANDO AQUI A NOSSA ÁREA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

Fonte: AMS/Petrobras — 14/07/2020.

Imagem: Pixabay.

Compartilhe...