Como perder peso fazendo caminhada

A caminhada emagrece, mas para colher os benefícios você precisa ser consistente. Confira dicas preciosas para manter a disciplina no exercício

A caminhada é um exercício aeróbico simples e poderoso (sem contraindicações), mas requer cuidado por parte de quem a pratica. É fortemente aconselhável que se procure um médico para uma avaliação, antes de caminhar.

Para que o exercício surta os efeitos favoráveis à saúde, é importante o uso de alguns equipamentos simples: bom tênis e de roupa leve, para facilitar a transpiração.

Tome o cuidado de não caminhar rapidamente, faça de maneira progressiva, devagar. Pois seu corpo precisa se acostumar ao exercício. Inicie com 30 minutos, três vezes por semana. Depois vá aumentando gradativamente, sendo que para perder peso rápido o ideal é caminhar de uma a duas horas por dia, cinco vezes por semana.

A caminhada emagrece, mas para colher os benefícios você precisa ser consistente. Ou seja, precisa ter disciplina e não abandonar a prática regular da caminhada. Se você ficar três dias sem o exercício, isso resultará em perda de condicionamento físico.

caminhada-1024x548_web

Como praticar

Mantenha um horário fixo para a atividade, assim seu organismo se adapta melhor. Prefira caminhar no período da manhã, até às 10h; e no período da tarde, após às 17h.

Faça alongamentos antes de caminhar, isso é importante para evitar lesões e deixará você com uma sensação de leveza, e seu corpo ficará mais flexível.

Participe de grupos de caminhada ou caminhe com amigos, isso ajuda a manter a motivação e evita a desistência precoce.

Dicas para melhorar os resultados

1. Caminhe de forma mais acelerada: caminhar mais rápido ajuda a aumentar a queima de calorias. Ao caminhar de maneira acelerada, você deve evitar balançar os braços demais, pois isso prejudica o seu equilíbrio e ainda pode resultar em inchaços.

2. Diferentes terrenos: subidas e descidas proporcionam aumento da intensidade de caminhada, além disso, essas variações no terreno ajudam na tonificação dos músculos. Se você utiliza a esteira, aumentar a inclinação dela pode ajudar. Caminhar em trilhas é uma excelente maneira de fortalecer os músculos e queimar calorias. Portanto, sempre que tiver oportunidade, caminhe nesse tipo de terreno. Praticar o exercício na areia também é uma dica interessante.

3. Jeito certo: existe uma maneira correta de caminhar. Você precisa ficar numa postura ereta e os braços com movimentos alternados, bem ritmados com os seus passos. Apoie primeiro o calcanhar, e só então o restante do pé. Outra recomendação: você deve manter o olhar na horizontal e o abdômen contraído.

4. Sempre que for possível: se você pode ir ao trabalho a pé, por que ir de carro? Se a padaria fica perto de sua casa, por que não ir a pé? Aproveite as oportunidades e caminhe, utilize o carro somente quando for realmente necessário.

5. Suba escadas: sempre que for possível utilize as escadas, pois é uma ótima maneira de queimar calorias e tonificar os músculos. Portanto, utilize o elevador somente quando for necessário.

(Com informações da “Tribuna de Saquarema”)

Fonte: Conape Noticias nº 31 (jul-ago/2016).

Foto: guiadeemagrecimento.com.br

Compartilhe...