O evento de lançamento da publicação foi no Centro do Rio, e reuniu vários militantes sociais — mulheres e homens de várias idades.
Em 11 de outubro, a Fundação Dinarco Reis (FDR) lançou a segunda edição do seu livro-agenda “Mulheres de Luta II”, ano 2020, no auditório do Sindipetro-RJ, Centro do Rio. A obra foi produzida pela FDR e pelo Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.
O associado da Conape, Dinarco Reis Filho, marcou presença. Ele preside a FDR.
A primeira edição foi lançada em 2016. Nesta segunda versão (2020), houve uma ampliação dos verbetes. São breves histórias de mulheres que se destacaram nas lutas sociais (e revolucionárias) no Brasil e no mundo.
A vereadora carioca (do PSOL) Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, abre a agenda, sob o título “Uma voz que unificou várias”, seguida pela norte-americana Angela Davis, por Adalgisa Cavalcanti, que foi eleita deputada federal nas eleições de 1947, pelo PCB. Foi a primeira mulher alcançar a Câmara Federal por Pernambuco.
De janeiro a dezembro, a agenda está repleta de verbetes sobre eventos (e feitos) que contaram com a decisiva participação das bravas lutadoras femininas, muitas vezes esquecidas da pelas historiografias brasileira e mundial.
O evento teve a palestra “Mulheres e luta antifascista: história e resistência”, proferida pela professora e doutoranda em História, pela UERJ, Luiza Tomou; discursos de saudação ao livro-agenda, coquetel de confraternização, entre outras atividades.
Como conseguir um exemplar?
Contatar a FDR, situada à Rua Senador Dantas, 117 / 1736 – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 2224–9890. E-mail: fundacaodinarcoreis@hotmail.com
—
Texto e fotos: José Moutinho (jornalista).