Trilha da Saúde: Aproveite o Carnaval com humor e hábitos saudáveis

Você está visualizando atualmente Trilha da Saúde: Aproveite o Carnaval com humor e hábitos saudáveis

Alguns preferem aproveitar o feriado do Carnaval para fugir da folia e partem para o campo, para a praia, para um retiro espiritual ou mesmo ficam em casa, assistem TV… Não importa, fevereiro tem o signo da festa, da irreverência, da alegria e do humor.

Neste mês a Trilha da Saúde quer valorizar o humor, com ou sem folia. Queremos trazer o humor como ferramenta de sabedoria, que pode ser cultivado agora para continuar dando frutos durante os 365 dias do ano, independente se o seu Carnaval será nas ladeiras de Olinda, meditando ou no Sambódromo.

O humor que evoca alegria quer acompanhar você na festa de Momo e onde quer que vá. Vamos então unir diversão, leveza e atitudes de atenção e respeito por si e pelos outros a tudo o que fizermos nesses cinco dias de recolhimento ou diversão.

O empregado Victor Barreto dos Santos, da RLAM, diz que há mais de 10 anos sai no Grupo Filhos de Gandhy, fundado em 1949, inspirado nos princípios da não violência e da paz. Para ele “curtir o carnaval é uma maratona física”. Os circuitos são de 6 a 8 km, no calor. Victor sempre se alimenta, antes de sair. Ele explica que não ingere nada muito pesado, mas sempre inclui algum tipo de carboidrato. Preocupa-se em estar bem alimentado e hidratado, para manter a energia e curtir a festa com alegria.

Para manter o humor durante a “maratona” e prevenir eventuais dores de cabeça, ele dá uma dica: “busco trajetos que minimizam as situações de risco como furtos, roubos e agressões”. Victor evita ficar sozinho em becos e ruas desertas, além de ficar atento à movimentação do local onde estiver e privilegiar lugares com policiamento. “No Gandhy sempre achamos pessoas conhecidas. Carnaval é momento de alegria e de confraternizar”.

Segundo os bons exemplos de Victor os cuidados para um carnaval saudável e seguro, que todos os anos reforçamos e também vamos lembrar aqui.

Para quem prefere recolher-se, como é o caso do geólogo Ismael Quirino, do SMS, “a meditação pode nos tirar das preocupações exageradas, cultivando uma qualidade de mais presença e, nesse sentido, com mais abertura para o humor”.

Ismael, que vai passar o carnaval em Arraial d’ Ajuda, na Bahia, escolheu a região porque ficará em contato com a natureza nesse período e manterá sua prática diária de meditar. Para ele “a meditação não significa que estaremos eternamente zen, pois temos que responder às demandas do dia a dia. Mas talvez possamos treinar a mente para se preocupar apenas quando algo realmente precise ser focado para ser resolvido”. Lembrou por fim uma citação budista divertida: “Se um problema tem solução, então você não deve se preocupar. Se ele não tem solução, então você não deve se preocupar também.”

Para você, um bom carnaval, com bom humor!

Conte para a gente quais os cuidados e hábitos saudáveis que você adota para curtir o Carnaval. Acesse a comunidade Pra Viver Melhor no Conecte e participe!

Em caso de dúvidas sobre questões de saúde, entre em contato com a Central de Relacionamento de RH 08002872267, acesse AtendeRH (Chat 24 horas), disponível no SAP Fiori ou a área Para o Empregado do Portal Petrobras.

Fonte: AMS/Petrobras — 12/02/2020.

Compartilhe...