Prevenção de acidentes domésticos

Você está visualizando atualmente Prevenção de acidentes domésticos

Com o isolamento social adotado como medida de prevenção ao novo coronavírus, famílias do mundo todo precisam se adaptar a novas formas de convívio. No Brasil, desde o início de março, a principal recomendação das autoridades sanitárias para evitar a Covid-19 tem sido evitar aglomerações e ficar em casa. Com mais tempo em domicílio, é necessário redobrar a atenção com acidentes domésticos, sobretudo com crianças e idosos, que são mais suscetíveis a esses episódios.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça que o principal fator de risco para a ocorrência de acidentes domésticos é o ambiente físico e que eles são mais comuns na cozinha, no banheiro, no corredor, na escada, no quarto e na sala – nesta ordem. Para ajudar as famílias a organizar a casa de forma a prevenir essas ocorrências, a AMS Petrobras orienta algumas medidas de proteção.

Veja como tornar a casa mais segura para crianças e idosos durante o isolamento social

Para crianças:

Quarto e áreas comuns: proteger berço, cercado e cama com grades altas, colocar redes de proteção nas janelas, adicionar barreiras nas escadas, protetores nas tomadas e dificultar o acesso a móveis que possam ser escalados.

Cozinha: cercar o fogão, utilizar as bocas de trás ao cozinhar, apontar os cabos das panelas para o centro e manter a criança longe de eletrodomésticos que geram calor e de utensílios afiados ou pontiagudos, como talhares ou louças que podem quebrar.

Área de limpeza: fixar o tanque de lavar roupas na parede e guardar os produtos de limpeza em um local fora do alcance das crianças.

Área externa: não permitir que crianças fiquem próximas ou entrem em piscinas sem a companhia de um responsável.

Outras dicas: guardar medicamentos e ferramentas em gavetas fechadas e com travas de proteção, evitar o contato com sacos plásticos e objetos pequenos que podem ser engolidos, verificar a temperatura da água do banho e dos alimentos e não as deixar crianças pequenas sem a supervisão de um adulto.

Para idosos:

  • Evitar o uso de produtos de limpeza que deixem o chão escorregadio
  • Adicionar material antiderrapante em escadas e rampas
  • Instalar barras de apoio em banheiros e corredores
  • Manter os ambientes bem iluminados e com interruptores em pontos acessíveis
  • Retirar tapetes, carpetes ou móveis que atrapalhem a locomoção ou possam causar acidentes
  • Deixar um telefone em local de fácil alcance para possíveis emergências
  • Não armazenar alimentos ou objetos em lugares altos ou de difícil acesso
  • Não permitir que os idosos executem tarefas cansativas, como arrastar móveis ou carregar peso

Fonte: AMS/Petrobras — 26/06/2020.

Imagem/destaque: Pixabay.

Compartilhe...