Palestra sobre saúde do idoso marca o 5º Encontro de Mulheres

Em março, o 5º Encontro de Mulheres e Pensionistas de Anistiados contou com a Palestra “Saúde do Idoso”, proferida pela terapeuta ocupacional Alaíde Rodrigues (foto)
PTDC0008_b_web
Na manhã do dia 25/3, o 5º Encontro de Mulheres e Pensionistas de Anistiados teve como agenda principal a Palestra “Saúde do Idoso”, proferida pela terapeuta ocupacional Alaíde de Oliveira Ramos Rodrigues, do Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz.

O presidente da Conape, Abelardo Rosa Santos, fez a abertura do encontro e agradeceu a terapeuta Alaíde Rodrigues por sua iniciativa. O dirigente agradeceu também a presença de todas as associadas da Conape, que lotaram o auditório da entidade no Centro do Rio. As diretoras Idinéa Nicácio da Silva, Ina Soares Lutterbach, Marly Gomes de Andrade e a assistente social, Maria do Carmo, também participaram da palestra.

A partir desta edição de Conape Notícias publicaremos uma seleção de dicas apresentadas pela terapeuta Alaíde Rodrigues. São elas: “Envelhecimento Saudável”, “Rede Social”, “Direitos Sociais e Benefícios”, “Prevenção de Quedas” e “Cuidado com o seu Sorriso”, que integram a cartilha “Saúde do Idoso: para um envelhecimento saudável”, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em setembro de 2011.

Além disso, continuaremos no esforço de sempre publicar aqui dicas de saúde (de renomadas fontes), em especial a partir das oportunas orientações de Alaíde Rodrigues. Ela disse que a pessoa deve procurar sempre ter uma alimentação moderada, sem exageros; o melhor é que os pratos sejam coloridos.

Dimensão da saúde

A terapeuta projetou as referidas orientações por meio de uma apresentação eletrônica, da qual constavam também outros conteúdos por ela pesquisados. Disse que aquela palestra procurou mostrar uma dimensão mais ampla sobre o tema saúde do idoso. Ou seja, cuidar bem da saúde, saber o que quer da vida, poder movimentar-se, escolher a roupa, saber alimentar-se corretamente, saber tomar decisões, saber tratar das doenças (inclusive as que não têm cura), entre outras atividades cotidianas.

Envelhecimento Saudável

* Coma mais fígado, peixes, carnes, ovos, batata, abóbora, vegetais de folhas verdes escuras, banana, laranja, limão, tangerina, acerola, tomate e pimentão;

* Ao temperar sua comida use cheiro verde, salsa, cebolinha, coentro, alho, cebola e ervas. Evite os temperos prontos e retire o saleiro de cima da mesa;

* Procure beber leite todos os dias;

* Beba pelo menos oito copos de água por dia, mesmo sem sede. Seu corpo precisa ser hidratado;

* Tome sol diariamente até às 10 horas da manhã e após as 4 horas da tarde. O uso de protetor solar é muito recomendável;

* Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Essa atitude vai ajudar você a diminuir os riscos de doenças graves como câncer e cirrose.

Mexa-se! Caminhe, ande, dance, faça os exercícios que gosta. Eles aumentarão sua disposição e seu bem estar.

No dia a dia, pequenos esforços valem muito

* Reserve 30 minutos do seu dia para se movimentar, mas se não estiver acostumado com atividades físicas come com 15 minutos;

* Desça do ônibus um ponto antes;

* Ao subir para o próximo andar, use as escadas;

* Guarde o controle remoto, saia do sofá!

E para exercitar o cérebro

* Faça atividades como leitura, quebra-cabeça, xadrez, dominó, caça-palavras e palavras cruzadas;

* Tenha uma agenda, anote seus compromissos diários como o que tem que fazer e o que tem que comprar;

* Estabeleça uma rotina de atividades, com horários fixos para dormir, comer, etc.;

* Guarde os objetos de uso cotidiano (chaves, óculos…) sempre no mesmo lugar.

Procure manter relações afetivas e amorosas. Valorize o contato e o afeto, pois não é só o ato sexual que conta.

Sexo seguro é um ato de amor a si e ao outro. Use preservativo/camisinha. Sexualidade não tem idade!

O envelhecimento saudável pode ser obtido seguindo-se o velho ditado: “Prevenir é o melhor remédio.”

Fonte: Conape Notícia nº 17 (mar-abr/2014)