Não gosto muito de ler. Como faço para ler melhor?

Você está visualizando atualmente Não gosto muito de ler. Como faço para ler melhor?

Na prática, cada vez mais comprova-se que os profissionais de sucesso são aqueles que conseguem ter boa imaginação, criatividade, dominam cultura geral e têm pensamento ágil, sistemático, além de uma boa organização de ideias. A leitura é um excelente exercício para desenvolver tudo isso e turbinar a mente.

Por Ana Fraiman*

Se você ainda não adquiriu o hábito de ler, saiba que: 1- Esta é uma atividade freqüente entre os alunos que costumas entrar nas faculdades mais concorridas; 2- Com o hábito da leitura você tem mais facilidade para compreender as matérias da escola; 3- Jovens que lêem geralmente se saem melhor nas entrevistas de emprego. Se você realmente já tentou ler, com vontade, mas não consegue se concentrar e manter a atenção nos textos e livro, então pode ser que tenha dificuldades reais de leitura, como déficit de atenção (um transtorno psiconeurológico que impede a mente de se concentrar por muito tempo em um mesmo foco). Se for seu caso, procure um psicoterapeuta para uma avaliação. Esse é um transtorno que atrapalha muito os estudos, a autoestima, mas que é possível monitorar, acompanhar e administrar.

Se o que você quer mesmo é aprender a ler com mais facilidade, seguem algumas dicas:

Mantenha uma postura adequada. Quando você se deita ou lê debruçado sobre os livros, o cérebro associa essas posições aos momentos que relaxou. O resultado é que você, em pouco tempo, perde a capacidade de concentração.

Cuide da iluminação. É muito importante que você procure estudar sempre em um ambiente iluminado pela da luz natural. Caso não seja possível, faça que seu local de estudos receba muita luz. Quando você força demais os olhos para ler, a mente retém bem menos informações e você se cansa muito mais rápido.

Respire calma e pausadamente. A respiração funciona como um “alimento” para a mente, oxigenando o cérebro e mantendo-o em perfeito estado de funcionamento. Respire calma e profundamente durante a leitura e você verá que a tendência da concentração é aumentar.

Acompanhe a leitura com o dedo ou com a caneta. Se estiver cansado ou disperso, acompanhe a leitura com o dedo ou algo para essa finalidade (pode ser uma caneta, uma régua).

Se cansar, levante-se e faça uma breve pausa. Caso sinta que os olhos estejam muito cansados, levante, lave o rosto, dê um tempo e volte a ler do pondo anterior ao que parou. Não pare no meio do processo para fazer outras tarefas. Você pode se distrair e ai ter de começar tudo novamente.

Procure ler de boca fechada. Se quiser acelerar a velocidade da leitura, leia de boca fechada, sem soletrar cada palavra. Faça uma “leitura inconsciente” passando os olhos nas palavras, da esquerda para a direita, em um mesmo ritmo.

Para facilitar a retenção do que você leu, forme imagens depois que terminar a leitura. Outra possibilidade é escrever em uma folha de papel os pontos principais, como um esquema sucinto do conteúdo. Esse processo exercita a memória.

Pisque durante toda e leitura. Lembre-se de lubrificar os olhos durante todo o tempo que lê. Uma boa medida é piscar fortemente a cada parágrafo para que os olhos não se cansem desnecessariamente.

Forme imagens do que está lendo. Assim quando tiver um “branco”, por exemplo, será mais fácil se lembrar do que estudou. Tente criar como se fosse um filme curto sobre o conteúdo estudado.

Fique off-line. Procure ler no papel ou em um dispositivo como tela de boa resolução sem interrupção. Só de ouvir o chamado de alguém no celular, mesmo que esteja no modo de vibração, você já se desconcentra. O cérebro não tem bom desempenho com vários acontecimentos ao mesmo tempo – a mente precisa priorizar algumas atividades, e o que você elege como importante é ao que ele dirigirá mais atenção. Deixe as redes sociais por algumas horas. O mundo não vai acabar se você se focar apenas em seu objetivo. Dedicou 1 hora ao estudo? Fez a lição como deveria? Ok! Então, você está liberado para ficar alguns minutos on-line com a galera.

*Mestre em Psicologia Social pela USP, em 1990, com a dissertação: Nós e nossos velhos, forças que falam e forças que se calam.

*Referência: FRAIMAN, Leo. Projeto de Vida: 100 dúvidas. 1ª edição. São Paulo: Editora Esfera, 2013. [saiba+]

26 Fevereiro 2018

Compartilhe...