Covid-19: isolamento pede cuidados com saúde mental

Você está visualizando atualmente Covid-19: isolamento pede cuidados com saúde mental

O distanciamento social é a principal medida de precaução para evitar a propagação do novo coronavírus. A prática do isolamento traz mudanças drásticas ao cotidiano das pessoas e, ao vigorar por um longo período, também pode causar impactos negativos à saúde mental, como depressão e ansiedade. Manter um estilo de vida saudável é o melhor caminho para atravessar esse momento com tranquilidade.

“Estamos passando por um período de incertezas e é natural que toda essa insegurança gere ansiedade. Algumas atitudes podem ajudar a lidar com esse sentimento. O primeiro passo é cuidar da saúde física: manter uma alimentação adequada, praticar exercícios leves e colocar o sono em dia. Também é muito importante estabelecer uma rotina e separar um tempo para realizar atividades prazerosas e conversar com amigos e familiares. Falar sobre os próprios sentimentos é necessário”, recomenda Monica Dantas, psicóloga da AMS Petrobras.

Como medida de proteção à saúde durante a pandemia pelo novo coronavírus, desde 25 de março está autorizada a realização de teleatendimento psicológico com profissionais credenciados à AMS Petrobras. “Quem já é acompanhado por um psicólogo da rede credenciada deve dar continuidade à terapia, por meio de atendimento on-line. Quem sentir necessidade de apoio psicológico neste momento deve procurar um profissional credenciado no sistema Busca AMS”, orienta Monica.

O gerente de Rede Credenciada da AMS Petrobras, Adir Meirelles, informa que, em breve, os atendimentos on-line com um grupo de psicólogos e médicos da rede credenciada poderão ser realizados por meio de uma plataforma própria para este fim. “Estamos em fase de implantação desta nova solução tecnológica, que vai facilitar a experiência do usuário. Dentre as funcionalidades estão o agendamento de consulta, a realização do atendimento por chamada de vídeo em ambiente seguro, com privacidade garantida, e acesso ao prontuário completo, além de emissão de receitas médicas e pedidos de exames com certificação digital”, detalha Adir.

Dicas para proteger a saúde mental durante o isolamento social:


Fonte: AMS/Petrobras — 08/05/2020.

Compartilhe...