Confira dicas para aproveitar o final do verão com mais saúde

Você está visualizando atualmente Confira dicas para aproveitar o final do verão com mais saúde

Muito além do lazer, a estação requer atenção e alguns cuidados especiais. Sol, praia, piscina, calor. Essas são algumas das palavras que vêm à mente quando se fala em verão. É uma época em que se costuma aproveitar mais os espaços ao ar livre, mas que, sem os devidos cuidados, também pode causar problemas à saúde. Para se proteger dos males que a estação mais quente do ano pode trazer, confira algumas dicas de cuidados especiais para usufruir do lazer com mais segurança.

“Leveza é a palavra que resume a recomendação para qualquer atividade no verão. Ter uma alimentação leve, usar roupas leves, hidratar-se com líquidos como água, sucos… Ser leve no verão é sinônimo de ser saudável”, resume a enfermeira do trabalho Maria Goretti.

Para uma pele bonita e cuidada
A exposição solar é muito intensa no verão e, por isso, é preciso muitos cuidados para evitar queimaduras e doenças de pele. Algumas das dicas mais importantes são usar bloqueador solar diariamente com proteção UVA e UVB, aplicando 30 minutos antes de sair de casa e reaplicando, no mínimo, a cada duas horas; usar chapéu e óculos e, na praia, guarda-sol e evitar a exposição solar prolongada das 10h às 16h.

A exposição ao sol, umidade e calor podem trazer diversas doenças de pele, como brotoejas e micoses. Para evitar brotoejas, devem-se usar roupas frescas, de preferência de tecidos naturais como algodão e fibras naturais e manter o ambiente fresco. Já para as micoses, é importante secar bem o corpo após o banho, sobretudo, as áreas de dobras, como as virilhas, axilas e entre os dedos dos pés. Também é importante evitar usar sapatos muito fechados durante um dia inteiro e, em torno da piscina, sauna ou chuveiros públicos, sempre calçar chinelos e não andar descalço no chão úmido.

Aedes aegypti
Por conta das chuvas e do calor, o verão é a época do ano em que o mosquito Aedes aegypti mais se prolifera. Para combater o mosquito e evitar a dengue, zica e chikungunya, algumas ações simples devem ser realizadas.

Viagens
É importante pesquisar se há riscos de doenças e necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas no destino para onde vai viajar. Um médico também pode orientar quais medicamentos e em que quantidade levar.

De olho nas crianças
Crianças adoram ficar muito tempo na água no verão. Seja na praia, piscina, lago ou até mesmo em uma banheira, não as perca de vista. A incidência de afogamentos nessa época é muito alta. Para evitar acidentes, nunca deixe uma criança sozinha na banheira, coloque sempre boias nas crianças e as ensine a nunca nadarem sozinhas, além de não mergulhar de cabeça sem conhecer a profundidade do local.

Hidratação e alimentação
Refeições leves e regulares, preparadas com ingredientes frescos, frutas e legumes da estação proporcionam uma alimentação equilibrada e de fácil digestão.

A maior preocupação no verão é com a desidratação, pois, com as altas temperaturas, há aumento da transpiração. É importante beber líquidos regularmente, porque a sede já é o primeiro sinal de que o corpo está desidratado. Água, água de coco natural, água saborizada com frutas e chás gelados preparados por meio de infusão são excelentes aliados.

Alguns dos sintomas de desidratação são: sede, mudanças do humor e comportamento, dores de cabeça, cansaço excessivo, irritabilidade, sonolência, mudança na quantidade e coloração da urina (diminuída e excessivamente amarela), câimbras e pressão baixa.

A nutricionista Renata Ribeiro destaca que, por conta do calor excessivo, a pressão tende a reduzir. “A desidratação pode levar à queda de pressão. Mas também é preciso estar atento à alimentação. É importante comer com regularidade e que sejam alimentos leves, que facilitam a digestão”, alerta.

Para saber mais
Esta é a primeira matéria de uma série que abordará questões de saúde relacionadas ao dia a dia das pessoas, uma iniciativa da Gerência de Saúde, da área de Gestão de Pessoas.

Caso tenha interesse em realizar um Diálogo de Saúde na sua unidade em reuniões de equipe, baixe a apresentação com dicas de saúde para o verão.

Fonte: AMS/Petrobras.

Foto em destaque: Pixabay.

Compartilhe...