Conape promoveu a palestra “Incontinência Urinária e Prolapso Genital”

Você está visualizando atualmente Conape promoveu a palestra “Incontinência Urinária e Prolapso Genital”

Dra. Rubina Lúcia: “Ninguém deve, ou precisa conviver com a incontinência urinária”.

A Conape realizou, na manhã de 12 de setembro, em sua sede, o 9º Encontro das Mulheres e Pensionistas de Anistiados. Este encontro contou com a palestra “Incontinência Urinária e Prolapso Genital”, proferida pela uroginecologista Rubina Lúcia, que é médica do Hospital São Vicente de Paulo.

Por meio da assistente social da Conape, Maria do Carmo, a doutora aceitou o convite de ministrar esta importante, que contou com numerosas pensionistas, bem como anistiados. “Eu preparei esta palestra com muito carinho e atenção”, disse a médica.

O encontro foi coordenado pela 3º Vice-Presidente Idinéa Nicácio da Silva. Estiveram presentes, também, o 2º Vice-Presidente Newton de Almeida Menezes; a Suplente de Diretoria, Luzia Schmitd Carvalho; a advogada da Conape, Cláudia Dalla Costa; além da equipe de funcionários da entidade que colaboraram para o sucesso do evento, como Armindo Filho, Maria do Carmo, Ana Paula, Tiago Messias e Marilene Seguer.

A Dra. Rubina chamou atenção de todas para que não convivam com a incontinência urinária, e mostrou diversas afecções resultantes do problema urinário. “Perder urina não é normal. Fico muito triste quando ouço uma paciente dizer que perde urina há 10 anos”.

Mostrou que esta situação é muito constrangedora para as mulheres, pois a perda de controle da urina modifica (limita) muito a vida da pessoa, que deixa de passear, viajar, sofre constrangimentos, brincadeiras como “la vai a amiga do xixi, amiga do banheiro”, entre outras.

Nesse sentido, a palestra procurou explicar (detalhadamente) as causas das perdas urinárias. Reforçou que “ninguém deve, ou precisa conviver com a incontinência urinária” e que “perder urina não é normal”. Conclamou a todas para que não deixem tal quadro piorar. Assim que detectarem a perda urinária, que se procure um médico urgentemente.

No vídeo, abaixo, será possível conferir as orientações da doutora, como as causas da incontinência urinária, as consequências, dos tipos de perda urinária, os diagnósticos e os tratamentos. Explanou, ainda, sobre as causas dos prolapso genital (deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, entre outros, em consequência do enfraquecimento dos músculos), diagnóstico e tratamento.

Após a exposição, a Dra. Rubina respondeu às diversas perguntas das presentes, e em caráter reservado, sem a presença dos homens, para que elas pudessem ficar à vontade.

Ao final, todos confraternizaram num buffet com deliciosos salgados e bebidas.

Assistam ao vídeo, bem como convidem suas amigas e familiares para que conheçam as orientações trazidas pela médica Rubina Lúcia.

A Conape está a disposição para mais esclarecimentos sobre o tema, em consonância com a palestrante.

(José Moutinho, jornalista)

Compartilhe...