1º Encontro de Pensionistas e Mulheres de Anistiados

A Conape promoveu concorrido encontro que reuniu pensionistas e mulheres de petroleiros anistiados, que confraternizaram e discutiram assuntos de interesse coletivo

Na avaliação das lideranças da Conape, o 1º Encontro de Pensionistas e Mulheres de Anistiados, realizado em 4/9, no auditório da entidade, Centro do Rio de Janeiro, superou às expectativas. Participaram mais de 50 pessoas, na sua maioria associadas da Conape.

O presidente da entidade, Abelardo Rosa, abriu o encontro e saudou a presença de todas pensionistas e mulheres de anistiados.

“Estamos iniciando o primeiro encontro, que é muito importante para a Conape, pois as pensionistas já representam mais de 40% do quadro social. É importante que elas conheçam a Conape – o que temos, o que pensamos, bem como os direitos dos anistiados e pensionistas. Acho que o encontro de hoje foi um sucesso e será muito bom para a Conape e seus associados”, avaliou Abelardo.

As diretoras Idinéa Nicácio da Silva, Marly Gomes de Andrade e Ina Soares Lutterbach coordenaram a reunião, e contaram com o apoio de funcionárias das áreas de assistência social, jurídica e administrativa. Ao final, todas (os) confraternizaram num lanche amigo.

O encontro possibilitou o início de um diálogo mais estreito e produtivo da Conape com as pensionistas e mulheres de anistiados, para dirimir dúvidas, trocar conhecimentos sobre o Sistema Petrobrás, a importância e o funcionamento da Conape, a utilização da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), entre outras questões relativas aos direitos dos anistiados e seus familiares.

O sucesso do encontro foi tanto que passará a ser regular, ficando a periodicidade a ser definida coletivamente.

Para Idinéa Nicácio, o 1º Encontro ”foi um boa surpresa para nós, sobretudo a presença de mais de cinquenta companheiras, às 10 horas da manhã de uma terça-feira. As pensionistas têm muitas dúvidas e acredito que nas próximas reuniões elas estarão mais a vontade e menos inibidas. A reunião foi muito útil e iremos aprimorá-la, sobretudo em termos de organização. Mas foi um encontro excelente, muito aconchegante e participativo”.

Marly Gomes também ficou animada com o resultado do encontro. “Foi um sucesso, pois o número de pessoas superou a nossa expectativa. Foram esclarecidas as dúvidas, informamos sobre a finalidade da Conape e colocamos a entidade a disposição delas, bem como as convidamos para participarem das próximas reuniões. Durante a semana, as diretoras da Conape estarão se revezando no atendimento mais personalizado às pensionistas e mulheres de anistiados”.

Ina Soares também avaliou positivamente o resultado. “O encontro foi bem produtivo, melhor do que eu esperava. Há cerca de dois anos nós estávamos pensando em organizá-lo. Sempre fui temerosa, pois achava que elas teriam dificuldade de vir, mas vieram e foi muito bom. Nós dirimimos a maioria das dúvidas de mais de 50 mulheres presentes. E acredito que haverá um entrosamento maior entre a Conape e as nossas pensionistas. Haverá, também, uma diminuição no números de telefonemas, pois muitas dúvidas estão sendo sanadas”.

Este 1º Encontro é o início da concretização de uma análise da atual diretoria, destacada na posse, em 26/4/12. Abelardo Rosa, em discurso de posse, fez resumo de uma série de atividades relativas aos petroleiros anistiados e seus familiares, destacando o crescimento numérico das associadas, sendo assim importante que elas participem mais do dia a dia da Conape.

Fonte: assessoria de imprensa da Conape.

Compartilhe...